Realmente vale a pena investir em 890GX?
quinta-feira, 22 de abril de 2010 Marcadores: Cantinho Gamer, Hardware
Descrição: Antes de tudo, quero deixar claro que esse tutorial é exclusivamente destinado ao chipset, portanto, devem ser levadas outras considerações na escolha de uma placa-mãe, como por exemplo, o número de fases do circuito regulador de tensão. Recentemente, a AMD lançou um novo chipset para o soquete AM3, o chipset AMD 890GX. Dentre suas melhorias em relação ao 790GX, podemos citar a nova ponte-sul e novo chip gráfico, o HD 4290. Mas será que realmente vale a pena investir mais caro nesse chipset recente?
Ponte-Sul
O novo chipset AMD demonstrou uma ponte-sul totalmente nova - a SB850. Essa ponte-sul apresenta como a principal inovação, o suporte nativo ao SATA-600, ou SATA-III, que oferece uma taxa de transferência de até 6 Gbps, contra o SATA-II, que fornece uma taxa de transferência máxima de 3 Gbps. Por essa parte, podemos contar que vale a pena, porém, são pouquíssimos os HDs que fornecem suporte ao novo SATA e além disso são muito mais caros. Com a diferença de um SATA-II para um SATA-III, da para pegar uma placa de vídeo mais robusta ou até um processador em melhor, que gerará maior desempenho que qualquer HD. Se você estiver comprando uma placa-mãe com o chipset 890GX pensando em HDs agora, pode esquecer, que não vale realmente a pena. Pensando no futuro, até que pode ser uma boa escolha, mas existem diversas formas de usar o SATA-III em placas-mãe com SATA-II e várias PCI Express, como uma controladora da ASUS, a U3S6, que é uma placa PCI Express X4, podendo ser instalada em qualquer slot PCI Express de placas-mãe, desde que sejam da ASUS e que o slot seja X4, X8 ou X16.
Fora essa alternativa da ASUS, existe também outras placas com o mesmo objetivo de outras marcas.
Um fator que deixou muito a desejar em relação a ponte-sul, é o fato de que esperávamos um controlador USB 3 em todas as placas-mãe com o chipset 890GX, porém isso não ocorre, sendo que há placas que não fornecem o mesmo. Um exemplo é a ASUS M4A89GTD PRO, que possui o modelo normal e o USB3. Isso foi um pecado, por parte da AMD.
Novo chip gráfico - HD 4290
O novo chip gráfico onboard da AMD/ATI, HD 4290, é considerado um dos melhores vídeos onboard da atualidade, pelo simples fato de possuir o mesmo desempenho que os mais novos da Intel que são controlados pelo processador, perdendo e ganhando em alguns casos, mas isso não é fato a ser discutido nesse artigo. Vamos ver se realmente ele é superior ao HD 3300, o antigo do chipset 790GX.
Batman: Arkham Asylum, o desempenho ficou igual ao HD 3300, porém eles ficaram acima de todos os outros concorrentes, perdendo apenas para outra ATI, porém offboard.
Dragon Age Origins, fica novamente empatado com o antigo HD 3300, com o processador AMD Phenom II X4 965, porém perde para o vídeo onboard Intel controlado pelos processadores, no caso do Intel Core i5-661.
Dawn of War II, também fica no mesmo caso que acima em relação a AMD, só que todos os controlados pelos processadores Intel Core i5 ficam na frente.
Call of Duty Modern Warfare 2, novamente o HD 3300 fica empatado com o HD 4290, e no geral, o desempenho mesmo com processadores diferentes ficou diferente. Intel fica novamente com desempenho abaixo desses.
BioShock 2, onde importa processador, novamente o HD 3300 fica empatado com o HD 4290 com o AMD Phenom II X4 965, e ainda perdem para o Intel Core i5-661 e seu vídeo onboard.
World of Warcraft, novamente o desempenho dos AMD/ATI é idêntico e os Intel ficam abaixo.
HAWX, mesma coisa que acima.
A conclusão geral é que, mesmo prometendo muito, o novo chip de vídeo ATI HD 4290 oferece desempenho praticamente igual ao antigo HD 3300 em relação ao processador AMD Phenom II X4 965, com outros processadores também não é diferente.
Investir mais caro pelo vídeo onboard, literalmente não vale a pena.
A única diferença notável é a mudança de DirectX 10 para o DirectX 10.1, que não é nada significativo.
Portas USB, uma pequena mudança
No caso, devemos contar o número de portas USB. O chipset 790GX oferece 12 portas máximas USB, e o 890GX, 14 portas.
Turbo Unlocker
Não há muito o que dizer, é um recurso exclusivo da ASUS para acelerar o desempenho do processador. Isso é exclusivo para os chipsets 8XX. Não entro no assunto, pois não é assunto direto para esse texto.
Em resumo, ainda não. Os HDs SATA-III estão muito caros e não trazem uma melhoria significativa de desempenho.
Pagar mais caro pelo HD 4290 em relação ao HD 3300 também não vale, ambos apresentam desempenho idêntico.
Eu particularmente esperava uma melhoria mais significativa em relação a slots PCI Express, esperava que pelo menos CrossFireX com duas placas de vídeo fosse X16-X16, mas continua X8-X8, igual o 790GX.
Quem sabe, no futuro, compensa mais um HD SATA-III, com um preço menor, mas para isso temos placas offboard controladores de HDs, como a U3S6 da ASUS.
Só pelo Turbo Unlocker, não vale, na minha opinião.
Veja o esquema, segundo a AMD, de cada chipset.
Nesse tutorial, eu procurei mostrar claramente e de forma fácil se vale a pena pagar mais caro ou não pelo novo 890GX. Espero que compreendam e façam a escolha certa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Coment�rios