Google Desktop é um complemento para área de trabalho que adiciona à sua tela uma barra, que pode ser personalizada com mini-aplicativos, mais conhecidos como gadgets, e também funciona como sistema para busca de arquivos indexada e atalho para buscas na internet.
A princípio, tinha a intenção de ser apenas uma ferramenta para pesquisa de arquivos no PC, mas cresceu e ganhou novas funcionalidades. A barra lateral introduzida pelo Vista tempos depois, conta com as mesmas opções, entretanto, perde pelo fato de não contar com integração com contas online (isso permite que você tenha a suas configurações da barra em qualquer lugar com poucos cliques) e nem busca indexada.
Além disso, outra vantagem do Google Desktop é o fato de rodar no XP e no 2000, dois sistemas que não contam com a barra lateral da Microsoft.
TUDO NA PONTA DO DEDO
Se você deseja iniciar um programa, por exemplo, pode dispensar o menu iniciar, pois esta ferramenta reconhecerá seus softwares e os iniciará por você, basta pressionar a tecla CTRL duas vezes seguidas, digitar o nome (em alguns casos o resultado aparecem sem a necessidade de digitar o nome completo) e clicar sobre o atalho.
Caso você configure-o para indexar os arquivos armazenados no seu HD, poderá fazer buscas rápidas com este mesmo menu, tão rápidas quanto a busca do Vista e muito mais que a nativa do XP e 2000.
Outro ponto interessante é a barra de gadgets, que pode rodar tanto do lado direito quanto do esquerdo, pena que não há opção para usá-la no centro da tela, então, a única saída é rolar os mini-aplicativos sem a barra e colocá-los onde bem entender, assim como funciona nos Macs.
AS CONFIGURAÇÕES
Este é o ponto mais complicado, pois, apesar de vir em Português do Brasil e com instruções simples e práticas, requer conexão com a Internet, pois as modificações são feitas a partir do navegador, estranho.
Este esquema rola por causa da integração com as contas Google, que permitem armazenamento das configurações e que você aplique-as em outro computador. Mesmo que você não queira usar esta opção, não tem como fugir do navegador para ajustá-lo.
Outro ponto ruim é o fato de não permitir que você oculte uma caixa de pesquisa Google flutuante, ou seja, é possível ocultar qualquer gadget, menos este.
GOOGLE DESKTOP X BARRA LATERAL DO VISTA
O GD fica na frente da ferramenta da Microsoft pelo fato de ser mais prática, ocupar menos recursos da máquina e, principalmente, pela indexação de arquivos, mas muita gente pode preferir a Barra Lateral do Vista pois ela não requer conexão para ser configurada.
Roda em Windows 2000, XP, 2003, Vista, 2008
Tamanho: 1 MB
Coment�rios