Dicas para deixar sua internet mais estável e segura
quarta-feira, 8 de julho de 2009 Marcadores: Dicas e Tutoriais
PROTEÇÃO PARA SUA REDE WI-FI
Se você tem uma rede de internet sem fio, também conhecidas como wireless ou wi-fi, seja em sua casa ou no escritório, corre o risco de tê-la usada por outras pessoas, ou seja, os vizinhos podem acessar a sua internet e usar uma parte ou toda a sua banda, sem que você nem perceba.
Detectar e acessar a conexão alheia é muito fácil, já que o Windows e outros sistemas operacionais, com placas de rede configuradas e com os drivers funcionando, detectam, automaticamente, qualquer sinal disponível nas redondezas (a distância depende da placa e da intensidade das ondas do roteador) e, se algum deles estiver sem senha ou proteção, a conexão é estabelecida em segundos, sem o dono nem ser questionado sobre a isso.
Talvez a dica mais importante, exige um programa instalado, o myWIFIzone, que tornará mais fácil detectar e bloquear as conexões de outras máquinas na sua internet, as outras são genéricas, servem para qualquer sistema operacional e para a maioria dos aparelhos wireless, pois mexem nas configurações do próprio dispositivo sem fio.
O software myWIFIzone serve para controlar o acesso às suas redes wireless, sem necessidade de configurar o aparelho (já que esta não é uma tarefa fácil e é indicada para usuários mais experientes no assunto).
Para quem tem mais de uma máquina ligada à rede não precisa se descabelar para descobrir número de porta para acesso e outros bichos de sete cabeças, basta esperar que o PC tente conexão na sua rede para colocá-lo na lista de permissões (para isso você precisa do número de IP do computador em questão, para consegui-lo tente o serviço online Trace My IP).
PROTEJA A SUA REDE WIRELESS
Instale o myWIFIzone no seu Windows (fique atento ao processo de instalação, pois, se alguma mensagem de erro aparecer, ele não funcionará e você ficará desprotegido, além disso, as mensagens exibem o motivo do erro e tornam mais fácil a correção do problema).
Depois de finalizado o processo reinicie o seu computador para que o software possa reconhecer seus dispositivos de rede e internet.
Feito isso, veja que aparecerá um ícone em forma de semáforo na bandeja de sistema
Clique duas vezes sobre ele para ver a página principal do programa, onde poderá configurar informações de notificação (bloqueio de acessos ou intrusão), geração de arquivo de log com os registros das atividades (tudo que foi bloqueado ou liberado ficará armazenado neste setor), o tempo que cada notificação fica na tela, definições de proteção (isso é o que impede que outros acessem sua internet) e a opção para iniciar junto com o Windows (sugerimos que esta opção esteja sempre marcada, pois garante que, desde que o sistema é ligado, sua rede fique trancada).
Além disso, há mais dois botões na parte de cima do painel:
* Listas Brancas: é onde você armazena os dados de quem pode acessar sua net (faça isso manualmente digitando o número de IP ou pelo próprio software quando o acesso for requerido, mas para isso também é necessário saber o número do IP das máquinas autorizadas, para isso use o serviço online Trace My IP);
* Ver Registro: Veja todas as informações sobre as tarefas executadas pelo myWIFIzone.
Agora veja as dicas genéricas, que servem para qualquer sistema operacional e para os aparelhos wireless mais comuns.
Como dissemos, há formas de proteger-se apenas configurando o seu aparelho roteador e, por incrível que pareça, algumas formas bizarras como inverter as páginas da internet ou usar tinta!
As configurações de aparelho não são fáceis, mas uma vez feitas garantem que ninguém que não tenha a senha possa usar a sua conexão (há rumores que, apesar de todos os níveis de encriptação e proteção atuais, já conseguiram quebrar estas barreiras e roubar conexões protegidas).
CONFIGURE O ROTEADOR
Nos manuais de instrução sempre vem informado como ativar os níveis de proteção, então, consulte como você pode fazer para ativar a encriptação com senha WPA, que segundo os fabricantes, é a mais segura que existe hoje em dia.
Sabemos que sempre há gente tentando construir ferramentas que roubam senhas ou quebram as proteções wireless (os vírus e outras pragas virtuais são ótimos para isso), então, só a senha não garante segurança. Para ficar mais protegido ainda, consulte o manual do seu aparelho e veja como utilizar os endereços MAC.
Com isso, só os PCs escolhidos por você poderão usar a internet, ou seja, mesmo que lhe roubem a senha, não haverá como um PC estranho se conectar ao seu domínio.
Outra dica legal é não deixar o sinal no máximo, ou seja, restingir o alcance das ondas de transmissão para que eles não vão muito longe ou cheguem no vizinho. Dessa forma, será ainda mais difícil para alguém se conectar a sua rede.
CURIOSIDADES
Como citamos acima, existem algumas formas bizarras para se proteger dos ladrões de sinal, uma delas é com tinta.
Estão em fase de testes novos tipos de tinta que isolam o ambiente que o roteador está e evita que as ondas atravessem as paredes, ou seja, ninguém saberá que há uma rede no andar do seu prédio ou na sua casa, por exemplo.
Outra delas é mais estranha ainda, pois permite que seja estabelecida a conexão, mas envia as informações para o invasor de forma invertida.
Em outra ocasião mostraremos como fazer esta pegadinha com os ladrões de sinal para se divertir um pouco.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Coment�rios