Windows 7 | Análise

Detonado
Título:
Windows 7 - Análise

Fabricante: Microsoft
Lançado em: 22 de outubro de 2009
Análise por: Jefferson
Postado por: Jefferson
O mais recente sistema operacional lançado pela microsoft denominado de Windows 7 (seven) já é muito usado em micro-computadores e na maioria dos notebooks. Mais será que vale a pena trocar sua versão antiga do windows por esse mais recente lançamento? Veja aqui neste artigo algumas coisas que você precisa saber sobre o Windows 7.

Edições lançadas

Foram lançadas 6 edições diferentes do sistema operacional. As versões mais usadas são Home Premium, Professional e Ultimate. As outras 3 versões são mais usadas em comércio e em alguns outros países em desenvolvimento. Existe em cada edição um recurso novo, mais também conta com limitações, sendo o Premium o mais limitado e o Ultimate com mais recursos. O Windows 7 Starter é a versão criada para facilitar o usuário em suas tarefas e é compátivel com hardwares e softwares lançados recentemente, é muito usado em notebooks.

Mais se você precisa de muitos recursos em termo de tecnologia, seria uma boa escolha a versão Ultimate, que além de conter a maioria dos recursos das versões anteriores, conta com algumas tecnologias a mais como o BitLocker, que ajuda a proteger seus documentos contra perda e roubo ou ataque de hackers, AppLocker que ajuda a remover softwares indesejáveis proporcionando mais conforto e segurança, BranchCache, que recupera com segurança arquivos armazenados no cache e mais outros recursos. Porém, também existe algumas limitações, mais, Ultimate parece ser o mais completo até em termo de segurança. (Não é à toa que o pacote custa em torno de R$ 600,00)

Alguns recursos adicionados

Obviamente, Windows 7 foi criado para superar seu antecessor, Windows Vista. Em termo de design, muitas coisas são parecidas, mais o que o diferencia do Vista são os recursos que ele traz.

Veja alguns deles abaixo:
  • Nova barra de tarefas
  • Suporte Touch Screen e Multi-Touch
  • Menu iniciar com novo design
  • Suporte a Blu-Ray e HD DVD
  • Função Gadget na área de trabalho
  • Novos gráficos (ícones, temas, papeís de parede)
  • Arquitetura modular
  • Internet Explorer 8 com acelerador
  • Desempenho melhorado
  • Otimização no boot
  • Uso de Placa de Vídeo e Memória RAM aperfeiçoados
  • Windows Media Player 12 já incluso
  • Suporte a VHD's (HDs Virtuais)
  • Novas ferramentas e interface do Office 2007 adicionado no WordPad e Paint
  • Windows XP Mode
  • Reedição dos jogos padrões como Internet Damas, Internet Gamão e outros
  • Aero Shake e Aero Peek
Apesar de Windows 7 contar com todos esses recursos, muitos outros foram removidos como o Windows Photo Gallery, Windows Movie Maker, Windows Mail e Windows Calendar que foi substituído por contrapartes do Windows Live, o Advanced search builder UI, que é o menu de contexto dos botões da barra de tarefas que foi substituído por Jump List e outros. Mais se você se acostumar com o que o sistema operacional oferece, você nem precisará mais de alguns desses recursos e irá se entregar ao novo mundo de tecnologias.

Compatibilidade

Esse pode ser o assunto mais comentado sobre o Seven, pois a compatibilidade do sistema operacional com alguns softwares e games que podem ser considerados um pouco mais antigos para ele é muito complexo. Alguns programas podem até rodar, mais ocorre muitos problemas o que pode fazer até com que o usuário perca um trabalho importante, outros nem mesmo se quer são autorizados a instalar-se, pois é surgido uma mensagem que o programa não é compátivel com o sistema.

Para resolver este problema, foi criado o XPM (Windows XP Mode) que virtualiza o Windows XP e promete acabar com o problema da incopatibilidade do sistema. Só que foi especulado que esse XP virtual só pode ser incluso nas versões Professional, Enterprise e Ultimate, assim, quem usa outras versões ainda terá que sofrer com este problema. Mais, pra quem tem conhecimento em informática, pode haver uma solução: particionar o HD e instalar outro sistema operacional, assim, seu computador ficará com 2 sistemas operacionais, mais repito, só pode lhe dar com esse tipo de trabalho quem entende.

Conclusões

Windows 7 pode ser recomendado para quem quer leveza e praticidade e pra quem quer recursos mais avançados no computador ou notebook. Para quem manipula programas como Alcohol 120%, por exemplo, ou gosta de jogar games, ele ainda não é recomendado, pois é muito incompatível com muitos deles, somente os softwares e games mais recentes pode funcionar com mais facilidade nele. Bom, só é possível agora esperar a evolução do sistema para que este problema seja resolvido ou pelo menos melhorado.
Acesse a nossa Comunidade

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

Coment�rios